
ORTODONTIA
ESTÉTICA ORAL



Ortodontia e Ortopedia facial
Ortodontia e Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que se concentra especificamente no diagnóstico e no tratamento do mau posicionamento dentário e das alterações faciais, implementando a estética e a função mastigatória.
A Ortodontia, através dos aparelhos fixos, se propõe a correções baseadas apenas em movimentos dos dentes. É indicada em casos nos quais os ossos estão bem relacionados e os problemas residem apenas no mau posicionamento dentário, tanto em crianças, como em adolescentes e adultos. Os aparelhos fixos utilizados atualmente são de alta tecnologia, proporcionando aos pacientes maior conforto, segurança e rapidez no tratamento.
Já a Ortopedia Facial é indicada para pacientes jovens, antes ou durante o período de crescimento, para estimular ou redirecionar o crescimento da face. Assim, tem por objetivo restabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face e os dentes.
Em muitos casos não há necessidade de esperar todos os dentes permanentes nascerem para iniciar o tratamento ortodôntico. Um conceito bastante moderno e eficiente é o tratamento em duas fases.
Em um primeiro momento, quando ainda estão presentes os dentes de leite (aproximadamente dos 5 aos 11 anos), é realizada uma intervenção para corrigir eventuais problemas ósseos e dentários que possam influenciar negativamente o desenvolvimento da face.
Na segunda fase, uma vez que os problemas ósseos foram solucionados anteriormente e todos os dentes permanentes estão presentes, a preocupação é apenas com o correto posicionamento dos dentes. Nesta etapa os aparelhos fixos são muito úteis, pois permitem o estabelecimento de um sorriso bonito e saudável.

Ortodontia estética - Técnica BOT
Sistema BOT ( Bracketless Orthodontics Treatment )
A importância e o foco na estética são hoje uma prioridade para os pacientes. É por isso que, em particular, os adultos deixam de ter que fazer tratamento ortodôntico, porque o dispositivo perturba sua aparência natural e causa desconforto e vergonha.
O sistema BOT ( Bracketless Orthodontics Treatment ) , este sistema utiliza fios redondos de níquel-titânio na superfície lingual ou interna dos dentes e usa um mecanismo de deslizamento, eliminando o uso de alças. O resultado é que este sistema é absolutamente invisível (escondido atrás dos dentes), eficaz e mais rápido que o dispositivo normal com as bráquetes, porque a tração nos dentes é aplicada mais próxima do centro de resistência do mencionado. Mas a novidade absoluta é que além de totalmente estético o fio colado às superfícies oclusais (mastigatórias) de molares e pré-molares, liberando as forças oclusais e aumentando ainda mais a velocidade do alinhamento

Ortodontia estética - Alinhadores Estéticos
Como o próprio nome já diz, os Alinhadores Estéticos, produzidos a partir de materiais como o acetato transparente, funcionam como um aparelho tradicional e tem como objetivo alinhar imperfeições no sorriso, mas, ao invés de serem fixos, os alinhadores contam com placas que cobrem os dentes, proporcionando assim, maior conforto e facilitando a higienização dental, além de serem praticamente imperceptíveis.
Removíveis e confortáveis, os alinhadores transparentes possuem espessura de apenas 0,75mm e não impõem qualquer restrição alimentar para os pacientes, uma vez que ele pode ser removido para a realização das refeições. Além disso, os dentistas produzem uma série de guias personalizadas a serem utilizadas ao longo do tratamento, sem o risco de que as peças escureçam.
Com todos estes atributos, os alinhadores transparentes são uma ótima opção estética para crianças e adultos. Ao fim do tratamento, você terá os dentes alinhados e o sorriso que deseja de acordo com o que foi planejado com seu dentista.

Ponte fixa e Coroa
O que é ponte fixa e Coroa?
Coroa é a prótese fixa de um único dente que por uma quebra/fratura , cárie extensa ou fragilidade da estrutura necessita de uma reabilitação completa
A ponte fixa é uma prótese parcial fixa apoiada em coroas e vem unida a estrutura os dentes ausentes, é indicada para substituir uma pequena quantidade de dentes perdidos.
Como funciona?
Este tipo de prótese é confeccionado em algumas seções, geralmente, de 2 a 4, existem alguns materiais para sua confecção, a escolha pode ser realizada junto ao dentista.
A ponte fixa precisa de dentes para suporte (anterior e posterior) ao dente perdido, que possam fazer o apoio da estrutura e fixação. Durante o procedimento você irá passar pelo preparo dos dentes de apoio, que acontece com a redução dos mesmos.Depois o dentista faz o molde da sua ponte fixa, que será enviada para confecção. Então, um laboratório de prótese dentária fará sua ponte fixa, no material especificado pelo seu dentista.
Enquanto a prótese está em preparo uma prótese provisória será colocada em você e quando estiverem prontas as próteses definitivas, serão cimentadas sobre os dentes preparados.As próteses fixas, de maneira geral, são seguras e resistentes aos esforços exigidos pela mastigação, mas precisam de cuidados reforçados com relação à higiene bucal para que os alimentos não se acumulem e desequilibre sua saúde bucal.

Endodontia - Canal
O que é a Endodontia?
Endodontia é conhecido :como o famoso “tratamento de canal”, esse canal é por onde passam todos os nutrientes de que o dente necessita para continuar vivo dentro da boca. O canal liga a ponta da raiz à coroa do dente.
A endodontia é o ramo que trabalha na parte da raiz do dente onde vamos tratar as lesões de cáries profundas e doenças da polpa do dente, bem como lesões na ponta da raiz que envolve o osso e doenças na raiz do dente. A polpa seria a parte viva do dente, aonde se encontram seus nervos, veias, artérias, etc.
O tratamento de canal consiste, basicamente, na remoção da polpa do dente e colocação de um material obturador para o preenchimento desse canal. que pode estar em quatro modos: saudável, inflamado, infectado ou necrosado(morto).
Com a remoção da polpa, a raiz é limpa e desinfectada o espaço que ficou no dente é selado com um material próprio para esse tipo de procedimento.

Clareamento Dental
O que é clareamento dental?
É uma técnica onde é utilizado agente clareador que vai recuperar a cor original dos dentes ou mesmo pode clarear os dentes escurecidos com o tempo.
Este tratamento exige cuidado, preparo por parte do profissional e, principalmente, do paciente que deve seguir algumas regras básicas após o clareamento dental e dar continuidade, realizando as manutenções nas consultas de rotina com seu dentista..
Existem basicamente três tipos de clareamento dental que possuem resultados altamente positivos, são eles:
Clareamento dental supervisionado
Nesse procedimento o dentista, apenas, supervisiona o paciente. É o paciente quem aplica o tratamento pós moldagem, confecção de moldeira individual e orientações Em casa o paciente vai administrar o agente químico nos dentes conforme a orientação do dentista, que após o procedimento vai supervisionar e analisar como está o andamento do clareamento dental durante as visitas periódicas do paciente ao consultório.
Clareamento Dental a Laser
É um método mais rápido de clareamento dental, nesse procedimento o dentista vai aplicar um agente químico nos dentes usando um protetor interno, para evitar queimadura nos lábios e gengiva durante o tratamento.
Após isso é aplicado uma fonte ativadora (que vai iniciar o clareamento dental), o laser. A partir da primeira sessão já é possível ver bons resultados,
Clareamento Dental Interno
Muito indicado para pessoas que já sofreram algum trauma no local ou realizou canal nos dentes e por esse motivo ele escureceu. Nesse procedimento é aplicado o agente branqueador na parte interna do dente, o dentista vai aplicando o material branqueador até o clarear o dente.

Implantes
O implante dentário é um procedimento cirúrgico para a substituição de dentes perdidos, seja originado por cáries, doenças gengivais, traumatismos nos dentes, ou entre outras causas menos frequentes.
Os implantes substituem as raízes dentárias, geralmente, é um cilindro (pino) de titânio que é introduzido no osso do maxilar superior ou inferior, esse pino irá fixar o dente substituto.
Depois da integração óssea os implantes dentários suportam às forças da mastigação.Esse procedimento pode ser indicado para repor a perda de apenas um , alguns ou todos os dentes
Não existe contraindicação absoluta, porém, existem alguns fatores de risco que podem diminuir os índices de sucesso com o tratamento, como: tabagismo, diabete e doença periodontal (gengival).Para receber um implante, o paciente precisa ter gengivas e ossos saudáveis para sustentá-lo

Laminados Cerâmicos (Lente de Contato Dental)
O que é?
As lentes de contato são revestimentos finos personalizados que são colados à superfície frontal de seus dentes para melhorar sua aparência estética e corrigir irregularidades. Normalmente, são feitos de cerâmica, mas a escolha do material pode variar com o objetivo do procedimento.
A lente de contato dental recebeu esse nome por sua semelhança com as lentes de contato ocular. Quando realizada a avaliação, o profissional vai planejar, moldando ou scaneando o formato dos seus dentes. Talvez ainda esteja se perguntando como isso funciona, como ele planeja seu sorriso e molda seus dentes de forma harmônica com seu rosto, então leia a seguir.
Como funciona?
Primeiro, é preciso avaliar para certificar que é necessário o uso da lente de contato dental, depois de certificado a necessidade o dentista vai começar a analisar a forma e a cor ideal das lentes de contato para o paciente.
A lente de contato deve ficar em harmonia com o rosto, lábio e a personalidade. Após o paciente e o dentista acordarem a cor, formato e posição, é hora de preparar os dentes originais para receber as lentes de contato dental.
Para isso, a superfície do dente original recebe pequenas alterações por meio de desgastes, que são irreversíveis.
Se o paciente estiver inseguro e quiser saber como vai ficar esse procedimento odontológico, o dentista pode realizar uma reconstrução provisória que chamamos de mock up, por meio da aplicação de uma resina que não causa nenhum desgaste nos dentes. Esse procedimento é recomendado para pessoas que ainda não estão seguras de realizar o tratamento.
Mas não se preocupe o procedimento de preparação do dente não é doloroso, tanto que nem sempre é necessário o uso de anestesia, dependerá do caso.
Com os dentes preparados, a lente de contato dental é produzida manualmente ou em uma impressora 3D. Depois de pronta, as lentes serão fixadas por meio de uma espécie de adesivo líquido.
